6
jan
PIX na mira da Receita: O que muda com a IN 2219/2024?”
A partir de 2025, as movimentações financeiras no Brasil, especialmente as realizadas via PIX, estarão sob um olhar mais atento da Receita Federal. A IN 2219/2024 obriga bancos e instituições financeiras a reportar à Receita todas as transações acima de R$ 5.000 (pessoas físicas) e R$ 15.000 (pessoas jurídicas).
Mas o que isso significa para você?
- Maior controle: A Receita busca aprimorar o cruzamento de dados e identificar possíveis inconsistências nas declarações de imposto de renda entregue pelo contribuinte cruzando com a declaração chamda e-financeira, entregue pelas instituicoes.Vale lembrar que os bancos tradicionais e cooperativas de créditos já eram obrigados a entregar para a receita federal os saldos e as principais movimentações de seus clientes. Agora com a IN também entraram na mira da Receita as operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamentos.a.
- Não é aumento de impostos: A nova norma não cria novos tributos, mas visa garantir a correta aplicação dos já existentes.
- Importância do planejamento tributário: Com um maior controle sobre as movimentações financeiras, o planejamento tributário se torna ainda mais essencial para pessoas físicas e jurídicas.A organização tributária com um consultor é primordial para entender os impactos dessa Instrução Normativa e como se preparar para seus impactos. na SEC nós podemos te orientar a encontrar a melhor proposta tributária através de uma análise e um planejamento tributário para sua empresa ou pessoa física.
Andre Luiz Reis | Consultoria | + 55 45 99902 4143| andre@sec2.onmicrosoft.com | andre.smi_pr@hotmail.com |
SEC – Solucoes Empresariais Cataratas | Av Iguaçu 854 – Centro – São Miguel do Iguaçu-PR.
CEP 85877-000